ORÇAMENTO E
PLANEJAMENTO
O planejamento de obras é o primeiro passo para a definição e organização do projeto. Nele, são definidas etapas e fases da obra, é a combinação de diversas atividades fundamentais, como orçamento*, cronograma* e o posterior um controle direto da obra. Podemos definir o planejamento de obra como um guia para o cliente.
A partir de suas informações, é possível fazer estimativas, obter previsões e identificar impactos, além de ter uma visão geral do projeto e até mesmo antes de iniciar o projeto saber se é ou não um projeto viável ser seguido ou cabe algumas modificações ou em alguns casos até o adiamento do mesmo.
*Orçamento é uma avaliação/estudo feita para prever as despesas de uma obra ou reforma, responsável por definir parâmetros e prevenir de antemão o custo elevado ou desconhecido de uma obra. Ajudando no controle de materiais e desperdícios do mesmo.
Contar com um bom orçamento de obras permite saber exatamente quanto cada elemento e etapa construtiva custa.
Etapa essa que tem como objetivo principal fazer com que todos os recursos financeiros necessários para a execução da obra sejam conhecidos.
*Cronograma de obra é um documento feito para planejar e estimar o tempo para cada etapas da construção. Ele é a principal ferramenta para lidar com os atrasos e problemas da obra, onde é possível verificamos nele os pontos críticos da obra e assim estar preparados para cada etapa sem nenhuma surpresa, entregando ao cliente o máximo de controle possível do seu empreendimento